As Tr S Er Nias Ou F Rias Est O Entre As Mais Antigas Deusas Gregas
Essas três anciãs são Aleto (a de ira incessante), Tisifone (vingadora do assassino ou retaliação) e Megera (a ciumenta). Vivem no mundo inferior. Ésquilo as descreve como pavorosas mulheres semelhantes a Górgonas que envergam longos vestidos negros, com tranças formadas por cobras, olhos injetados e unhas semelhantes a garras, sendo mais tarde representadas como donzelas aladas de aspecto sério, vestidas de caçadoras, com serpentes ou tochas nos cabelos, portando açoites, tochas ou foices.
Elas vingavam o derramamento de sangue, de modo particular o de um genitor e, mais especialmente, o assassinato de mãe pelo filho. Quando isso acontecia, saíam da sua morada nos portões do Hades e perseguiam o autor do derramamento de sangue até a vingança. Ninguém podia escapar da sua fúria. Podemos vê-las como guardiãs da linhagem, das forças que atuam por meio da hereditariedade. Foram mais tarde consideradas como tendo três facetas, cada uma das quais costumava receber um nome diferente.
Como Sêminas (e como Eumênides) eram as veneráveis ou gentis; como Diras, proferiam maldições contra quem transgredia as leis da linhagem; e como Manias ou Fúrias, vociferavam em seu furioso aspecto vingativo. Eram adoradas no seu santuário no sopé do Monte Areópago, em Atenas.
Como protetoras dos direitos da linhagem matriarcal, as Erínias não se harmonizavam com a mudança para uma sociedade mais patriarcal que se desenvolvia na Grécia no primeiro milênio antes da era comum. Eram demasiado antigas, por demais