TRABALHO DIREITO GREGO
1- A peça “As eumenides” compõe a última parte da trilogia conhecida por “A Orestia”, famosa tragédia escrita pelo teatrólogo grego Ésquilo no século V antes de Cristo. Neste período estão ocorrendo diversas mudanças na sociedade grega, a qual, no caminho para a consolidação de sua democracia, experimenta grandes reformas jurídicas, como as promovidas por Drácon, Sólon e Clistenes. Pesquise, utilizando meios impressos e eletrônicos, sobre a História de Atenas e disserte sobre as transformações culturais, políticas, econômicas e jurídicas que marcaram o chamado Período de Ouro da história grega (Século V a.C).
R- A cidade de Atenas recebe este nome em homenagem à Deusa Grega da Sabedoria, PALA ATENA, retratada muitas vezes por esculturas, trazendo a coruja em suas mãos ou em seus ombros, que é símbolo da filosofia. Atenas nos deixou como legado a Democracia, a participação popular da cidade no Governo entendida como Democracia Direta.
O jovem ateniense desde muito cedo era inserido no universo da literatura, da escrita e das obras dos poetas. Os valores da virtude eram fomentados através dos feitos dos legendários heróis. A escrita surge como nova tecnologia, permitindo a codificação das leis e sua divulgação. Em Atenas, somente participavam das decisões homens maiores de 18 anos, livres e atenienses. A democracia limitava a participação dos mais jovens, das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros. Portanto, a Democracia de Atenas não era tão democrática como se pensa.
No séc. VII a.C, Atenas era administrada por uma Aristocracia/Oligarquia, porém, três grandes legisladores atenienses vão mudar o modelo político da cidade.
Drácon: legislador ateniense, incumbido de preparar um código de leis escritas (até então era oral). Elaborou um código de leis baseado nas normas tradicionais fornecidas pelos juízes. Foi o primeiro a fazer as leis para os atenienses. Este código, porém, não era uma constituição, pois os problemas econômicos e