Eu e o mundo laboral
Grupo de pertença é para mim, constituído por um conjunto de pessoas que tem em comum vários interesses, situações ou mesmo sentimentos.
Todas as pessoas pertencem a vários grupos, ao da família ao escolar, aos dos amigos, ao desportivo mesmo o político entre outros. Cada um destes grupos diferentes a que pertencemos define uma função social em que querem participar.
A literatura sociológica habituou nos a distinguir os grupos primários e secundários. Quando falamos de grupos primários, referimos nos ao relacionamento entre os membros, se faz de forma intima e informal, lidamos com essas pessoas de um modo espontâneo. Em alguns destes grupos como o da família, amigos a pessoas com valores dominantes.
No caso dos grupos secundários, o relacionamento e mais formal e distante, logo os laços afetivos não existem, esta é uma coletividade mais ampla mais organizada e menos espontânea do que nos grupos primários.
Grupos de referência são pessoas ou empresas que nos servem de modelos. Os seus valores podem atrair varias pessoas de um outro grupo estranho que vem em parceiros desejáveis. Em determinados casos o grupo de pertença com e no caso de pessoas mais novas que revem pelos valores dos grupos de amigos ou família.
Lealdade é para mim uma fonte de virtude, mas acima de tudo um dever de todos nós. Temos de ser leais aos nossos compromissos, seja em que campo for acima d tudo sermos fies as pessoas que nos são mais próximas como os familiares, pois são o nosso lar o berço de tudo, se não formos leais com os nossos com que e que vamos ser.
Temos que ser leais no nosso local de trabalho, com as pessoas com quem trabalhamos e partilhamos as tarefas para o bem comum. O ser leal aos amigos que confiam tanto em nós, ao mesmo empo sermos leais com os ensinamento que nos e transmitido pela vida, buscando uma convivência com harmonia com o próximo, baseada no amor e no respeito.
Fazer aos outros somente aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.