A - Concepções
Perante a situação atual: económica, social e política em que Portugal se encontra, a Região Autónoma da Madeira não é excepção, pois verifica-se que a taxa de desemprego tem vindo aumentar essencialmente no último ano. Sendo os jovens os que apresentam dificuldades em se inserirem no mundo laboral, essencialmente os que procuram o 1º emprego.
Pretendo apresentar um programa para jovens desempregados a procura do 1º emprego, sem experiência profissional, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, de ambos os sexos (F-M), possuem a escolaridade mínima obrigatória. Esta formação incidira em práticas de atendimento ao público que abrange diversas áreas: espaços comerciais (lojas), grandes superfícies (supermercados).
Pretende-se formar jovens nestas áreas, para lhes dar a oportunidade de colocação no mundo laboral, estas tem sido muito desenvolvidas e exploradas por empresários do exterior, visto que a Região Autónoma é um meio pequeno, pois o turismo representa uma das fontes de receita e de oportunidades de negócio.
I Parte
Dificuldades sentidas na obtenção de competências:
Ultrapassar as dificuldades por falta de experiência profissional;
Adaptação ao mundo laboral cujas regras são exigentes: disciplina e rigor;
Ter contacto com novas tecnologias como ferramentas e instrumentos de trabalho;
Trabalhar em diferentes ambientes e se adaptar a um conhecimento mais vasto, amplo devido a exigência laboral: polivalência;
Trabalho de equipa e interactividade.
Os objectivos de aprendizagem:
1. Aprender, obter novos conhecimentos para facilitar a adaptação e entrada no mundo laboral, contribuindo para uma realização pessoal, social e económica.
2. Formar-se em uma profissão;
3. Aprender a respeitar a diferenças laborais, saber direitos e deveres laborais;
4. Reforçar as políticas de igualdade de oportunidades;
5. Facilitar a inserção laboral;
6. Aprender a utilizar novas tecnologias