Etnia Cigana
Cigano: Povo nómada, originários da Índia, vivem espalhados pelo mundo, especialmente pela Europa.
Falam algum dialecto do Romani. Com as migrações levaram a sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a. As formas modernas do Romani foram influenciadas por outras línguas, em particular o Grego, o Húngaro e o Espanhol. Não têm uma religião própria, nem nenhum Deus. Crêem numa série indefinida de entidades, presenças que se manifestam sobretudo à noite.
Trabalho:
Homens: Mulheres:
Vendas na feira; Pedir esmola;
Artesanato. Ler as mãos
Etnia Cigana na Europa
A comunidade de etnia cigana continua a contar-se entre os grupos mais sistematicamente discriminados e excluídos no continente. Tanto na Europa de Leste como na Europa Ocidental, as pessoas de etnia cigana continuam a enfrentar sérios obstáculos para aceder a bens e serviços essenciais e garantir os seus direitos fundamentais, tais como os direitos à habitação, saúde, educação e trabalho.
Milhões de pessoas de etnia cigana habitam ainda em estabelecimentos informais, sem ou com condições de saneamento extremamente precárias, altos níveis de desemprego e acesso limitado a serviços de saúde.
Países europeus com as maiores populações de origem cigana
(Existem cerca de 10 a 12 milhões de ciganos no continente Europeu, dados de 2004)
Roménia
entre 1,2 e 2,5 milhões
Bulgária
cerca de 750 mil
Espanha
entre 600 mil e 800 mil
Hungria
entre 600 mil e 800 mil
Sérvia-Montenegro
cerca de 450 mil
Eslováquia
entre 350 mil e 500 mil
Turquia
entre 300 mil e 500mil
França
cerca de 310 mil
Macedónia
cerca 240 mil
República Checa entre 150 mil e 300 mil
.
Etnia Cigana em Portugal Nos últimos anos, o modo de vida dos ciganos pouco se alterou, enquanto Portugal permaneceu um país essencialmente rural. Os ciganos continuaram a ser nómadas, dedicando-se ao comércio ambulante. O abandono dos campos e a concentração da população portuguesa nas cidades, acabou por