Etnia cigana
Unidade Curricular: História Económica e Social
A Evolução da População Portuguesa nos Anos 60 a 90
Docente: Prof.ª Dr.ª Paula Mendes Discentes: Ana Rita Couto n.º12461 Adriana Palma n.º12876 Leila Condenço n.º 10431 Marisa Carvalho n.º 10602 Paula Navalhas n.º 11955
Beja, 20 de Dezembro de 2012
Beja, 20 de Dezembro de 2012
Instituto Policténico de Beja
Escola Superior de Educação de Beja
Instituto Policténico de Beja
Escola Superior de Educação de Beja
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de História Económica e Social, com a docente Paula Mendes, foi-nos proposto realizar um trabalho que tem como tema “A Evolução da População Portuguesa nos anos 60 a 90” baseado na obra “A Situação Social em Portugal 1960-1999” de António Barreto.
Ao longo deste trabalho vamos falar acerca das mudanças sofridas na sociedade portuguesa ao longo desses 40 anos e ver como os acontecimentos políticos, culturais e económicos afectaram a vida da população de Portugal.
1.Enquadramento Teórico
1.1 A Evolução da População Portuguesa nos anos 60 a 90
Nas últimas décadas, as mudanças na sociedade portuguesa foram profundas, em menos de 40 anos a sociedade sofreu alterações drásticas, contudo a entidade nacional intrinseca em cada um dos seus cidadãos não sofreu qualquer dano. O sentimento de pertença dos cidadãos em relação ao país não mudou apesar das grandes alterações sociais vividas.
1.1.1 Enquadramento Histórico
No início da década de sessenta a adesão de Portugal à European Free Trade Association (EFTA - Associação Europeia de Comércio Livre) trouxe no futuro imediato importantes repercussões. Foi esbatido o relativo isolamento político ditado pelo regime autoritário de Salazar, iniciando-se o primeiro processo de