Etica e política em maquiavel
Sumário
Introdução 04
O momento histórico 05
Objetidos do Autor 05
“Virtu” e Virtude 06
Ruptura entre a Ética e Política 07
Conclusão 07
Bibliografia 09
ÉTICA E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL
INTRODUÇÃO
Nicolai Machiavelli foi o primeiro cientista político que defendeu, baseado no empirismo de suas observações pessoais, um comportamento ético diferente para as ações de caráter político. Nascido em Florença no ano de 1469, Maquiavel foi diplomata de seu país a partir de 1498 e seu livro O Príncipe foi o marco da ruptura da ética tradicional com a política.
O livro que representa ainda na atualidade uma verdadeira “arte da liderança” foi publicado em 1532, mas foi escrito nos anos de 1513 e 1514 e dedicado ao então chefe do governo de Florença, Lorenzo de Médici, com o objetivo de instigar aquele que achava capaz de unificar a Itália, então dividida entre a França, Espanha e o Império Alemão.
Trata-se de um livro com fins claramente didáticas, mostrando as melhores formas de atuação no sentido de conquistar um principado e manter o poder sobre a terra conquistada, exigindo ações que confrontam toda concepção política tradicional, notadamente por defender atos inescrupulosos e de crueldade, afastando da política o moralismo, notadamente em face da prevalência dos dogmas cristãos, que vigorava à época.
A ÉTICA E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL
1 – MOMENTO HISTÓRICO: Veneza era uma república da península itálica que, desde 1434 estava sob o poder da família Médici, ligada ao Papa Aelxandre VI, que instituiu ali uma verdadeira ditadura, sob o comando de Cosimo, o Velho, e depois Lorenzo, o Magnífico, que propiciaram grande corrupção política e enfraquecimento dos hábitos religiosos. Com a