A ética como virtude em maquiavel
Carmen Elisabete de Oliveira
RESUMO: Este artigo, apresenta uma breve análise da relação entre ética e política na percepção de Maquiavel. Alguns estudos o apontam como responsável pela separação entre ética e política, com base em sua obra “O Príncipe”, considerando- a como um manual para que os governantes alcançassem o poder e o mantivessem a qualquer preço. A intenção do Fundador da Ciência Política o escrever esta obra, no entanto, foi apresentar uma moral diferente daquela pregada pelo cristianismo. Portanto é necessário que se contextualize a teoria de Maquiavel, para melhor compreensão do tema ,pois foi a partir das experiências, das viagens realizadas quando esteve exilado, que desenvolveu idéias a respeito da política.
Palavras-chave: Maquiavel, ética, Política
1-Introdução
Este artigo tem como objetivo analisar a concepção e finalidade da ética para Maquiavel considerado o Fundador da Ciência Política, foi um pensador que teve forte influência no período moderno, pois tinha um jeito próprio de encarar a política, o ser humano, apregoando que a prática estava acima da ética. Como revolucionário em seu tempo apresentou idéias inovadoras sobre política, que se confrontavam com ética religiosa da Idade Média. Em sua obra “o Príncipe” Maquiavel faz uma leitura da sociedade, da política do século XVI, rompendo com o pensamento e as práticas mais tradicionais da época medieval, identifica no poder um dos maiores interesses da política salientando a importância, do líder defender seu povo sem medir esforços, para que mantenha-se no poder.
Maquiavel sustentava que o verdadeiro Príncipe deveria utilizar todas as artimanhas e estratégias para manter a ordem e o bem estar do povo, não importando se a ética fosse corrompida. Intenciona-se mostrar que para ele o Príncipe teria a seu favor que os fins justificam os meios, e a ética estaria ligada aos interesses políticos.
Para melhor compreensão do tema