resumo do principe maquiavel
Tais situações se manifestam em agudas crises políticas, como períodos pré-revolucionárias, graves crises econômicas,e épocas de profundas e aceleradas mudanças sociais, culturais ou econômicas. Em outras palavras, o que para nós é uma condição excepcional, que se verifica por ocasião de graves crises sociais, para ele é a condição normal da vida política.
A obra de Maquiavel significou um rompimento com o pensamento dominante da Idade Média: a ortodoxia do pensamento cristão que se assentava no princípio teológico conhecido como A Grande Corrente do Ser, além de não se apoiar em qualquer outro pensamento teológico ou politico, mas sim em si próprio e influenciando outros pensamentos como o liberalismo e o marxismo.
De acordo com esse princípio o universo era penetrado por uma ordem hierárquica que vinha de Deus, na sua cúpula, até o mais inferior dos seres, na sua base. Maquiavel faz comparações teológicas a politica daquela época, onde os mais nobres governam os que estão abaixo deles, os camponeses por exemplo, assim como Deus reina sobre todo o universo, e o espírito reina sobre o corpo.
O homem, diferentemente do animal, é constituído de corpo (matéria) e espírito (alma), dessa forma o ser humano é condicionado por instituições e direitos naturais os quais são essenciais para a vida.
Em outras palavras, um mesmo conjunto de qualidades e virtudes e uma mesma ética seriam igualmente válidas em todas as esferas da vida.
Para Maquiavel, contudo, não existe uma única ética válida para todas as esferas da vida. Cada uma das esferas da vida humana está comprometida com um objetivo principal: a economia visa a riqueza; a política visa o poder; a família a sobrevivência em que seus objetivos dependem