A responsabilidade pessoal de cada crente
DE CADA CRENTE COM O
MINISTÉRIO DA IGREJA LOCAL
Texto básico: 1 Pedro 4.10-11
Introdução
O grande problema que muitas igrejas enfrentam hoje, para fazer o trabalho de Deus, é o pequeno envolvimento dos fiéis. Há muito trabalho para ser feito, grande expectativa para ser atendida e as vezes, pouca participação da maioria.
Bruce L. Shelley comenta que muitos transformaram o trabalho cristão em algo que pode ser comparado a um esporte de espectadores. O limite do envolvimento do membro comum é quase o mesmo do fã de futebol. Grita muito, querendo ensinar como o jogo deveria ser jogado, mas não contribui com nada além de suas críticas".
Mas, como resolver este problema? O que devemos fazer para combater tamanha omissão?
Cremos que a melhor maneira é através da conscientização de cada membro da igreja. Esta conscientização se fará com o ensino bíblico acerca do ministério cristão e muita oração.
1. O QUE É A IGREJA?
Na Bíblia, a Igreja é vista essencialmente como "a comunhão dos santos”, isto é, "a reunião dos que são partícipantes de Cristo e das bênçãos que nele há" (Luis Berkhof).
A igreja não é resultado da ação humana. A sua origem é divina. Jesus Cristo afirma: "Edificarei a minha igreja". Jesus Cristo é o proprietário e o edificador da Igreja. A comunhão da Igreja é produzida e mantida pela presença e pela ação permanente do Espírito Santo: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1 Co 12.13).
A Igreja é o povo de Deus. No Antigo Testamento, Deus distingue Israel das outras nações chamando-o de "meu povo": "Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito…" (Ex 3.7). O próprio Deus passa a ser conhecido como "o Deus de Israel" – "Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me