Didática
Parecer de atenuante: * Ausência de comprometimento familiar; * Baixa remuneração; * Falta de valorização do papel social; * Deficiência na formação acadêmica; * Deficiência na gestão pública;
Parecer de responsabilidade: * Didatismo tradicional; * Falta de comprometimento com o processo ensino-aprendizagem; * Ausência de formação continuada; * Falta de consciência na escolha da profissão; * Perda da didática afetiva;
Parecer de atenuante
* Ausência de comprometimento familiar:
- Falta de relacionamento entre família e escola.
A família precisa assumir sua responsabilidade frente à educação dos seus filhos, promovendo a educação de valores, impondo limites e educando através do diálogo e de afeto. Cabe à escola desenvolver ações que fortaleçam os laços com a família, proporcionando maior abertura e participação.
* Baixa remuneração dos professores:
- Baixos salários.
A baixa remuneração salarial faz com que os professores sintam-se desvalorizados dentro da sua profissão, o que não os motivam para se especializarem trazendo novas técnicas de ensino para os alunos em sala de aula.
* Falta de valorização do papel social:
- Ausência da valorização do professor perante a sociedade.
Exige-se muito do professor. Se ao final do ano os alunos obtiverem um bom resultado, mérito deles. Mas se isso não acontece a culpa é direcionada ao professor. Ele tem a responsabilidade de formar excelentes profissionais, mas ao mesmo tempo ele não é valorizado pelos governantes e pela sociedade.
* Deficiência na formação acadêmica:
- Restrições no ensino da profissão.
Dentro dos cursos de licenciatura executados nas universidades, os alunos enfrentam complicações ao