Pedagogia
Ética na Educação
O ser humano vive, age e convive em sociedade. Não é um ser isolado, é participante ativo do processo, pois interage é integrado e influenciado pelo grupo, pela sociedade, pela cultura, pelas concepções, pelo meio e por todos os fenômenos dos quais participa.
Para melhor entendimento, classifica-se o comportamento humano em três tipos figurativos:
1. Comportamento vegetal: quando a pessoa, tal e qual uma planta, espera que o mundo à sua volta lhe dê vida e resolva as suas coisas. A planta busca a sobrevivência.
2. Comportamento animal: quando a pessoa realiza somente os seus instintos ou faz exata e somente o que aprendeu, sem nada lhe acrescentar.O animal busca saciedade.
3. Comportamento humano: quando a pessoa usa sua inteligência e superando os problemas busca a felicidade. A felicidade é a saciedade da alma. Mas fica então a pergunta: O que é a felicidade da felicidade? (DEMO, 2000, p. 87).
A psicologia tradicional tem se voltado à análise e resolução dos conflitos pessoais. Mas é inexorável que a psicologia contemporânea analise a resolução em relação aosconflitos sociais já que o único ser vivo que tem civilização, mas cujos filhos pequeninos desrespeitam, ofende, agridem seus próprios pais, é o ser humano.
Hoje não é aconselhável dizer somente que: quem ama, cuida! É necessário que se diga: quem ama, educa! É um educar para ser integrado não só nos seus relacionamentos com os seus amados, próximos e mesmo distantes, mas também com o seu próprio ecossistema.
Não se podem separar os aspectos éticos da vida do indivíduo da sua vida social ou profissional. Há uma unidade da pessoa e uma coisa leva necessariamente a outra. O que se é como pessoa afeta às várias dimensões da vida. Uma ação moralmente negativa, por exemplo: no descuido do patrimônio de outro ou o uso indevido do dinheiro da empresa ou o desperdício do tempo de trabalho, afeta progressivamente o próprio caráter.Afeta o ser.