MAQUIAVEL e as rela es entre tica e a Pol tica
Maquiavel e as relações entre ética e política
Marcia do Amaral1
Resumo
O objetivo deste artigo é revisitar uma discussão muito em voga nos últimos tempos: as relações entre a Ética e a Política. Esta discussão se dará no âmbito da teoria maquiaveliana. O realismo anti-utopista, a rejeição à Ética Cristã, a constituição de uma ética laica, o estabelecimento de um novo conceito de
"virtu", a subordinação da ética à política, serão assuntos tratados aqui.
Palavras-chave: Maquiavel. Ética. Política. Virtu.
Abstract
The purpose of this article is to revisit a discussion very in vogue in recent times: the relationship between Ethics and Politics. This discussion will take place in the context of the Machiavellian theory. The anti-utopian realism, rejection of the Christian Ethics, the constitution of a secular ethics, the establishing of a new concept of "virtu", the subordination of ethics to politics are subjects that will be addressed here.
Keywords: Machiavelli. Ethical. Political. Virtu.
Um Estado cujo povo não tenha sido corrompido é fácil de governar; onde existe a igualdade não se pode instituir a monarquia, e onde ela falta não se pode fundar uma república. (Comentários, I, 55)
1
Marcia do Amaral é Professora Doutora adjunta da UERJ. E-mail: amaral.marcia@uol.com.br
AMARAL, M. Ensaios Filosóficos, Volume VI - Outubro/2012
1.
Aviso prévio
O pensamento maquiaveliano é, sem dúvida alguma, no âmbito da teoria política, o que provocou mais reações de protestos ao longo do tempo. Durante séculos e por inúmeras pessoas, foi difundido o mito do maquiavelismo enquanto atitude imoral, traiçoeira, astuciosa, que devia a todo custo ser repudiada. Maquiavel, entre outros qualificativos, foi tachado de ferrenho defensor da monarquia absoluta, de ateu, de pagão e de fazer a apologia do crime. Não só suas ideias foram condenadas, mas esta condenação recaiu também sobre sua pessoa.
Em nossa linguagem comum, por exemplo,