Trat mentos T rmicos
Em nossa aula de campo,pegamos uma barra de uma material ate então sem saber que tipo de que realmente era.Então enviamos uma amostra da barra para analise química, ondeo método usado foi de espectrometria óptico.
Onde foi costatado o seguinte resultado:
Carbono 0,44%
Silicio 0,21%
Manganês 0,76%
Ferro 98,5%
Com isso observa-se o resultado que é um aço 1045.
Logo após de saber o resultado fomos para o forno par a a austenização,onde o mesmo estava a uma temperatura de 860°C,que foi controlada para a temperatura de 800°C,por onde as amostras ficaram por volta de uma hora e logo após esse tempo foram resfriadas, cada uma de uma forma diferente,a amostra do nosso grupo foi resfriada no óleo.
Dando prosseguimento no processo de preparação da amostra ,fizemos um corte na seção transversal,para fazermos o embutimento na máquina de embutir,depois disso fomos fazer a preparação na politriz metalograficas.
Lixamos com lixas de grãos variados sendo eles: 180,320,600,1000,1200,depois foi colocada em uma solução acida por 8 segundos para se obter uma melhor visualização no microscópio,onde vimos melhor a estrutura interna,a formação de perlita,cementita os contornos de grãos,então levamos para um micrôdurômetro para fazer teste de dureza que a peça adquiriu com o tratamento térmico.
Foi feito um ensaio de dureza Vickers onde o endentador é uma pirâmide e pelas medições dos extremos da pirâmide em relação a força aplicada,relaciona-se estas informações e encotra se uma medida de dureza proporcional a estas informações.
A carga utilizada foi de 500g e uma força de 4903N, onde encontramos uma dureza d 266HV,
Aproximadamente 253 HB que é uma outra relação de dureza.em nossa peça aconteceu algo inusitado,uma faixa na periferia da peça com um brilho diferenciado do restante do corpo,
Fizemos também um ensaio de dureza e encontramos um resultado bem acima do restante do corpo,a medida encontrada foi de 607HV, e 571HB.
Foto ampliada microscopicamente 200X