etica e moral
O presente relatório tem como base os comentários do livro BARROCO, Maria Lúcia Silva, ética e serviço social: fundamentos ontológicos. Tem como objetivos a compreensão dos conceitos fundamentais no que diz respeito a ética e suas relações com o serviço social.
Conclui-se que a moral entre as relações sociais atendendo as necessidades práticas, por meio de normas e deveres estabelecidos, fazendo com que os indivíduos sigam costumes e hábitos que favorecem o controle social, ao passo que atende aos interesses da classe dominante.
No cotidiano, a moral leva o indivíduo a alienação, a agir de acordo com julgamentos provisórios, e ao empobrecimento moral, consequentemente, sem que tal individuo adere aos interesses da classe dominante.
AÇÕES MORAIS- são ações que orientam o comportamento humano. Baseando-se nos valores básicos de sua comunidade, ou cultura. Esses valores podem ser distintos, dando origem a diversos códigos morais, a exemplo dos índios, que não podem andar nú em áreas urbanas, pois caracterizaria por lei atentado ao pudor. Entretanto na sua tribo essa atitude é natural.
AÇÕES ÉTICAS: São ações teóricas sobre uma prática humana, que é o comportamento moral. Exemplo: alguém deixa cair algo no chão sem perceber, uma pessoa vê e pega aquele objeto e devolve ao dono. Essa ação é tida como ética a pessoa agiu dessa forma por achar a atitude correta.
ÉTICA E VIDA SOCIAL: A conduta ética em qualquer área profissional é o reflexo da conduta de seus profissionais. Tal conduta não se limita ao simples comprometimento da legislação, sendo o resultado da soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes.
MORAL-PRÁTICA: Possui interligação com o comportamento prático individual, assim como orienta determinados juízos de valores, comportamento social e responsabilidade, promovendo o direcionamento dos projetos profissionais.
TEÓRICO-FILOSÓFICA: Abrange os fundamentos filosóficos responsáveis por nortear os principais valores e