etica e moral
A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.
Significado de Ética na Filosofia
Ética na filosofia é o estudo dos assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. A ética na filosofia procura descobrir o que motiva cada indivíduo de agir de um determinado jeito, diferencia também o que significa o bom e o mau, e o mal e o bem.
A ética na filosofia estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais. O termo ética é oriundo do grego, e significa “aquilo que pertence ao caráter”. A ética diferencia-se de moral, uma vez que, a moral é relacionada a regras e normas, costumes de cada cultura, e a ética é o modo de agir das pessoas.
Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha e liberdade.
A Consciência de si mesmo ou auto consciência dá ao ser humano a capacidade de julgar ações e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis seu próprio caminho na vida.
A esta característica peculiar que o ser humano tem de julgar suas próprias ações, decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de Consciência Moral. Já a possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e construir sua própria história damos o nome de Liberdade.Lógico que a Liberdade não é algo que se exerce no vazio, mas dentro das possibilidades, limitações impostas pelas circunstâncias.
A Liberdade e a Consciência estão intimamente relacionadas, porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação for praticada com Liberdade.