Etica e moral
Moral e ética são conceitos diferentes e ao mesmo tempo parecidos. A moral diz: são regras de comportamento para indivíduos, já a ética: pensar sobre os principais motivos que constituem a vida moral. O ser humano transforma a natureza em cultura para a garantia da sobrevivência. São estabelecidas regras para que ações coletivas existam logo um povo sem regras seria impossível. Os atos são avaliados como moral ou imoral, a moral varia de acordo com o tempo/lugar, relacionamento e prática de trabalho, com essas mudanças, mudam-se as normas. A moral também pode ser a livre aceitação das regras, o ato só é moral se passar pelo crivo da aceitação das normas. A moral nem sempre é recebida pela herança. Com a maior liberdade da moral, um novo elemento é introduzido, se aceitamos apenas o caráter social da moral, o ato moral diminuiria para o cumprimento das regras estabelecidas e não dos valores discutidos. Corre-se o risco do fim da moral: quando se está pensando somente nos interesses pessoais, ocorre o individualismo, amoralismo.
Desejos e Vontades
Um ato também tem que ser solidário, tem que haver solidariedade e reciprocidade com quem nos comprometemos, havendo assim a responsabilidade pelas suas consequências. O compromisso é a obediência à decisão livre, mas o compromisso não exclui a desobediência, o que determina o caráter moral ou imoral dos atos.
A Bussola e a Balança
Voltando a agressão do inicio, o que faltou para as pessoas ao redor ao presenciar um ato, refletimos não só com a razão, mas também com sensibilidade etc. A bussola indica o que é melhor a ser feito, se a pessoa não souber o que fazer existe a balança. Já a balança seria a prevalência do que deve ser feito, em cada prato da balança vai o ato, o que pesa mais prevalência, no caso da agressão, o que mais pesou foi o fato de não ajudar.
Ética Aplicada
Surgiu desde 1970, aborda temas como: bioética, ética ambiental, é, portanto um