Sociologia resumo
SAINT-SIMON
Claude-Henri de Rouvroy, o Conde de Saint-Simon, teve um pensamento que, influenciado pelas ideias revolucionárias burguesas e pelo pelos filósofos iluministas, serviu como ponto de partida de duas formas opostas de compreensão da sociedade: a positivista e a socialista.
Vale dizer que o positivismo foi defendido por Saint-Simon desde o começo de sua carreira teórica, tendo ele aderido ao que viriam a ser ideias socialistas no final de sua vida.
Revolução Francesa: Um dos pontos centrais das ideias de Saint-Simon se dá na sua crença de que a racionalidade econômica burguesia suplantaria a dominação política da nobreza. Saint-Simon era contra a ordenação social originária do feudalismo; para ele, a nobreza deveria ser deposta e a burguesia deveria liderar a nova fase da sociedade. Sua fé se baseava na racionalidade cujo motor era a indústria, o que ele chamou de sistema industrial.
Industrialismo: para Saint-Simon, a sociedade industrial poderia transformar a natureza de forma ordeira e pacífica, de modo que os frutos do progresso obtidos pelo avanço da produção pudessem assegurar a todos os seus membros a satisfação de suas necessidades materiais e espirituais.
Quem lidera: para Saint-Simon, esse sistema positivista deveria ser liderado por uma elite de substrato intelectual e econômico – os cientistas e os industriais. Esses deveriam prover condições convenientes de vida à classe trabalhadora, criando normas justas de comportamento coletivo e provendo uma remuneração adequada, atenuando os conflitos entre as classes. A ordem, paz e o progresso, seriam então alcançados.
A sociedade: Para Saint-Simon, a sociedade não é só uma aglomeração de seres vivos, mas sim uma máquina organizada cujas partes contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto.
A miséria que atingia a classe trabalhadora fez com que Saint-Simon, no fim de sua vida, se aproximasse da visão socialista.
AUGUSTE COMTE
O positivismo