Etica moral
1
Prof. Everton da Silva Correa
2
Ética ou filosofia moral
3
Toda sociedade institui uma moral válida para todos os seus membros. No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.
4
A moral é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade.
A ética é a disciplina filosófica que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema moral.
5
Sócrates
O incansável perguntador
6
Dirigindo-se aos atenienses, Sócrates lhes perguntava qual o sentido dos costumes estabelecidos. Também indagava quais as disposições de caráter que levavam alguém a respeitar ou a transgredir os valores da cidade, e por quê.
Costumes? Caráter?
7
Costumes: os valores éticos ou morais da coletividade
transmitidos de geração em geração;
Caráter: características pessoais, sentimentos,
atitudes, condutas individuais.
Dessa forma, a indagação socrática dirige-se, portanto, à sociedade e ao indivíduo.
8
As questões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos pela determinação de seu ponto de partida: a consciência do agente moral.
É sujeito ético ou moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
9
Aristóteles
As virtudes
10
Aristóteles define a ética e a política como um saber prático. Esse saber prático pode ser de dois tipos: práxis ou técnica.
Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir são
inseparáveis ou idênticos, o que ele faz e a