Graduando
Ângelo Bento Leite dos Santos
BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A Revolução Mexicana. Série Revoluções do Século XX. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
Carlos Alberto Sampaio Barbosa é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, título obtido em 2004. E atualmente é Professor de História da América no Departamento de História da UNESP/Assis. Publicou os livros: A Revolução Mexicana, A Fotografia a Serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940) e 20 de Novembro de 1910, além de diversos artigos em revistas científicas. Percebe-se que a ênfase em suas pesquisas é a História Latino-Americana. O livro a ser resenhado nesta produção textual corresponde seu primeiro livro citado nesse parágrafo, A Revolução Mexicana.
O livro escrito por Carlos Alberto Sampaio Barbosa faz parte de uma coleção cuja temática são as revoluções ocorridas no vigésimo século. A coletânea dirigida por Emília Viotti da Costa, e editada pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), se destina a preencher o parco material escrito sobre as revoluções ocorridas a partir do século XX, principalmente as revoluções americanas e asiáticas. Revoluções que, segundo afirmação de Emília Viotti na apresentação da obra, não são de amplo conhecimento da atual geração. Portanto, o livro propõe-se a evitar que ocorra uma alienação sobre o que foram e o que objetivaram essas revoluções ocorridas no século XX, instigando o senso crítico dos leitores, principalmente os mais jovens.
No livro, Barbosa afirma que o século XX no México se inicia com a Revolução Mexicana. Ele também fala sobre as discussões acadêmicas em relação às interpretações sobre a Revolução. Uma das interpretações afirma que o conceito de Revolução foi algo cunhado pelos estudiosos do fenômeno ao longo dos anos e que ela não pode não ter existido de fato, pois houve peculiaridades sociais, regionais, culturais em diversos movimentos descontentes com o