Radiologia digital
A radiologia digital é o ramo do diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais nos diversos métodos para a aquisição, transferência, armazenamento, ou simplesmente tratamento das imagens digitais adquiridas.
A evolução da computação, especialmente na área médica, permitiu um enorme avanço no diagnóstico por imagem. A partir de modernos sistemas computacionais desenvolvidos em plataforma apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão, desde uma simples medida linear, até um complexo modelo de apresentação tridimensional.
Com o auxilio de redes de transmissão de alta velocidade ou mesmo via INTERNET, tornou-se possível o envio de imagens para equipamentos localizados em pontos distantes do serviço de origem. Este tratamento da imagem digital constitui a base da Telerradiologia.
A comunicação entre os equipamentos de diagnóstico por imagem e estações remotas, tornou-se possível graças ao desenvolvimento de redes de computação de longa distância (WAN – Wide Área Network) e de softwares modernos de transmissão de dados.
2. Introdução
Este estudo tem como objetivo apresentar conceitos básicos em processamento de imagens digitais, ferramentas que nos auxiliam em uma melhor qualidade de imagem, evolução dos equipamentos e das técnicas usadas para um diagnóstico preciso, permitindo a visualização das estruturas anatômicas e de possíveis patologias, melhores demonstradas com ajustes como aproximação, tonalidade, escala de cores de cinza, filtros, etc. Ou seja, ferramentas que permitem capturar, armazenar e processar imagens na forma eletrônica, ajudando na formação de uma excelente imagem digital. E partir do uso da telerradiologia, hospitais, clínicas ou mesmo residências particulares localizadas em pontos distantes passaram a receber arquivos de imagens permitindo a seus usuários um tratamento interativo à distância, abrindo novas perspectivas para o tratamento das imagens com fins diagnósticos.
3.