radiologia digital
Radiologia Digital
Há algum tempo a radiologia vem evoluindo a passos largos. Entre as maiores diferenças entre as imagens geradas de forma analógica e as imagens digitais está a qualidade final da imagem, contudo, as mudanças são tantas e o impacto dessa mudança é tão grande que não teríamos oportunidade de discuti-las aqui. Assim, vamos colocar apenas os tópicos principais das tecnologias envolvidas na radiologia digital e mais algumas informações.
Radiologia Digital X Radiologia Computadorizada
A radiografia computadorizada se caracteriza como um sistema geral de exame radiográfico que grava a imagem em lâminas em chassis que são lidas e convertidas em imagens digitais pelo leitor de imagens e são processadas e manipuladas de acordo com a vontade do observador, em seguida são impressas e enviadas para o PACS (Picture Archiving and Communication Systems – Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens).
As vantagens da radiografia computadorizada são: não são necessários filmes radiográficos, a aquisição da imagem é mais rápida, diminuindo a exposição do paciente à radiação, o custo com o armazenamento de imagem digital é menor, a visualização e distribuição das imagens são mais fáceis, a qualidade das imagens podem ser melhoradas utilizando programas computacionais e utilizando equipamento de radiografia tradicional, o custo para implantação dessa técnica é menor do que o custo da implantação da radiografia digital.
A Radiografia digital é um sistema em que o sensor é conectado ao computador por meio de um cabo e, através de um aparelho digital de RX se obtém com extrema rapidez imagens de ótima qualidade.
Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução. A principal vantagem é