moscas
115 mm = L3 4 3/8
PESO
Raquetes com alto peso (preferida dos profissionais masculinos por seu controle e alto poder de resposta as bolas mais pesadas), em geral são desconfortáveis e de difícil manipulação em quadra por todos os grupos de jogadores (especialmente aos com braços despreparados e/ou em desenvolvimento), podendo criar incômodo em qualquer parte do braço, especialmente ao punho e ombro.
Raquetes com baixo peso, em geral tem menor poder de resposta as bolas mais pesadas dos adversários, e menor absorção as vibrações geradas pelo impacto da bola, exigindo mais do braço do jogador. Portanto, quando optar por uma raquete mais leve, tente associar características técnicas que poderão reduzir as chances de incômodo em qualquer parte do braço, especialmente na região do cotovelo, como perfil largo, área de cabeça maior, menos cordas (veja potência/controle), comprimento longo, equilíbrio levemente deslocado para a cabeça ou equilibrada e de menor flexibilidade.
Sempre que se fala em peso de raquete, desconsidera-se a corda (exceto nas infantis/juvenis). Para seu conhecimento, uma corda colocada pesa de 13 a 17 gramas, dependendo de sua espessura, densidade e área da cabeça do aro.
Recomendação:
Adulto, níveis principiante ou intermediário: até 310g sem corda
RIGIDEZ
Raquetes flexíveis = maior controle, vibram menos
Raquete rígidas = maior potência, vibram mais
Raquetes flexíveis = jogador avançado, > controle, < velocidade e > esforço ao braço.
Raquete rijas = jogador recreacional, < controle, > velocidade e < esforço ao braço.
ATENÇÃO: Raquete dura + técnica falha, principalmente no backhand de 1 mão, onde a sobrecarga sobre o cotovelo é maior do que no backhand de 2 mãos, é uma equação que dá ao tenista grandes chances de lesão.
RA
< 61 = flexível entre 62 e 65 = médio
> 66 = rígida
EQUILÍBRIO/BALANÇO
peso voltado para o cabo( HL – Head Light ) peso voltado