Etica Aristoteles
2. Nos diálogos de Platão as questões filosóficas estão todas bem concatenadas que de uma discussão sobre a verdade passa para uma discussão sobre o conhecimento e depois para outras de natureza ética .Aristóteles em sua filosofia traz isso mais sistematizado pois ele divide a natureza humana em três áreas: o saber teórico, o saber prático e o saber criativo.Platão nos apresenta tudo em forma de diálogos.Aristóteles apresentou em notas de aula o que nos mostra um estilo mais árido.
3. A felicidade como um conceito ético para AristótelesNa concepção aristotélica a noção de felicidade está ligada intrinsecamente à ética e assim é caracterizada como "ética eudaimônica", isto é a felicidade possui papel central na ética.A felicidade está no centro da ética aristotélica.A felicidade para Aristóteles consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou fazer e assim ele o faz no seu mais alto grau em excelência humana, ou seja, para ele chegar onde deseja desenvolve suas virtudes (areté), suas qualidades de caráter a qual possibilitarão atingir sua excelência e isto em si já supõe uma "ética perfeita".
4. Contraste entre a visão de Platão e a de Aristóteles sobre virtudePara Aristóteles, a virtude, ou excelência moral, resulta do hábito, de sua prática.Platão mostra no diálogo: "Poderias me dizer, Sócrates, se a virtude pode ser ensinada? Ou se ela se adquire por exercício?" - "Muito me honras, estrangeiro, se julgas que sei se a virtude pode ser ensinada ou se ela se adquire de outro modo. Na realidade, confesso-te, Mênon, que não o sei. Aliás, nem sei o que é a virtude. E não sabendo o que é uma coisa, como queres que saiba como ela é?“Na teoria da reminiscência a qual nada se aprende e nada se ensina, pois a alma tudo se recorda Platão deixa "insinuado" que a verdadeira ciência e a verdadeira opinião são