A Ética de Aristoteles
FILOSOFIA
A ética de Aristóteles
Rafaela Belusso de Souza
INTRODUÇÃO
A palavra ethos é de etimologia grega e significa comportamento, ação, atividade. É dela que deriva a palavra ética. A ética é, portanto, o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos.
Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos incluem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.
Em seu livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles consagrou a tão famosa ética do meio-termo. Em meio a um período de efervescência cultural, o prazer e o estudo se confrontam para disputar o lugar de melhor meio de vida. No entanto, a sobriedade de nosso filósofo o fez optar por um caminho que condene ambos os extremos, sendo, pois, os causadores dos excessos e dos vícios.
BIOGRAFIA
Nascido em Estagira, na Trácia, Aristóteles era filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III, pai de Filipe II. Provavelmente daí surge seu interesse por biologia e fisiologia, decorrente da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações.
Aos 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia, a fim de prosseguir os estudos. Haviam duas grandes instituições para escolha a escola de Isócrates, que preparava o aluno para a vida política, e a Academia de Platão, que tinha como base à ciência como fundamento da realidade. Decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu por vinte anos, até a morte de Platão, no primeiro ano da 108ª olimpíada. Em 347 com a