Princípios do Pensamento Econômico brasileiro latino americano contemporâneo parte 1
“Novo desenvolvimentismo”: Orientado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), tem bases fundamentação, embora sob outras determinações, no chamado nacional-desenvolvimentismo que orientou a economia dos países subdesenvolvidos, no período de 1940 até meados da década de 1970.
Segundo a CEPAL, as economias dos países não desenvolvidos tinham uma estrutura econômica pouco diversificada e integrada, ainda que apresentassem um setor agroexportador dinâmico. Porém, este não estava sendo capaz de transferir progresso técnico para os demais setores da economia, nem mesmo sendo capaz de absorver a mão-de-obra e de proporcionar ganhos reais de salário, como nos países de desenvolvidos, cuja estrutura econômica, baseada em produtos industriais, tinha capacidade de generalizar o progresso técnico e permitir ganhos reais de salários.
Para alterar este cenário, o diagnóstico cepalino indicava, para os países subdesenvolvidos, a adoção de políticas de diversificação econômica, basicamente via industrialização como meio para que o mercado interno passasse a ser o motor da acumulação e do crescimento, em lugar da demanda externa de produtos primários. No entanto, não bastava somente a ação do mercado, seria importante a intervenção do ESTADO, no planejamento, na indução, no financiamento e como investidor direto, para que o processo de industrialização se efetivasse.
De maneira sintética, poder-se-ia caracterizar o desenvolvimentismo como sendo “o projeto de superação do subdesenvolvimento através da industrialização integral, por meio de planejamento e decidido apoio estatal”. (Bielschowsky, 2000). Ou seja, uma ideologia econômica que sustentava o projeto de industrialização integral, com participação do Estado como forma de superar o atraso e a pobreza dos países subdesenvolvidos.
As principais teses da CEPAL As principais teses da CEPAL para explicar as razões do atraso das economias latino-americanas em relação aos países