Ética em Aristóteles
VICTOR LIMA HOLANDA
TRABALHO DE FILOSOFIA
FORTALEZA
2014
Victor Lima Holanda
CONCEITO DE ÉTICA EM ARISTÓTELES
FORTALEZA
2014
1 INTRODUÇÃO
A palavra ética vem do Grego Ethikós, que significa “modo de ser”, é também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. Aristóteles Filósofo Grego, nasceu na Macedônia em 384 a.C. Foi discípulo de Platão. Autor da Ética á Nicômaco ; Ética à Eudemo e Grande Ética. A ética , nas obras Aristotélicas, é considerada como uma parte ou um capítulo da política, que antecede a própria política. Diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social, a teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao indivíduo quanto à sociedade num todo.
A Ética não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Segundo Aristóteles, o comportamento ético é o que se considera prudente, parte do princípio que para nos tornarmos justos, temos que praticar atos justos.
2. Conceito da ética de Arístóteles
O filósofo ensinava que todo o conhecimento e todo o trabalho visa algum bem. O bem é a finalidade de toda a ação. A busca do bem é o que difere a ação humana da de todos os outros animais.
O estudo da ética tem a finalidade de melhorar nossas vidas e, portanto, sua preocupação principal é a natureza do bem-estar humano. Aristóteles segue Sócrates e Platão ao dispor as virtudes no centro de uma vida bem vivida. Como Platão, ele considera as virtudes éticas (justiça, coragem, temperança etc), como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais, mas