ETAPAS DA GESTAÇÃO
A GESTAÇÃO DO SER HUMANO
Palhoça
A GESTAÇÃO DO SER HUMANO
Trabalho apresentado à disciplina de Estudos da Embriologia, do curso de
Professor:
RESUMO
O período fetal começa 9 semanas após a fertilização (11 semanas após o LNMP) e termina com o nascimento. Ele se caracteriza pelo rápido crescimento do corpo e diferenciação de tecidos e sistemas e órgãos. Uma mudança óbvia é a diminuição relativa do crescimento da cabeça em comparação com o resto do corpo. No inicio da 20ª semana, aparecem lanugo e cabelos e a pele fica coberta pela vernix caseosa. As pálpebras permanecem fechadas durante a maior parte do período fetal, mas começam a reabrir com 26 semanas. Nesta época, geralmente o feto é capaz de uma existência extra-uterina, principalmente por causa da maturidade de seu sistema respiratório.
Até cerca de 30 semanas, o feto tem aspecto rosado e envelhecido por causa da pele delgada e da ausência relativa de gordura subcutânea. Usualmente, a gordura forma-se rapidamente durante as últimas 6 a 8 semanas, dando ao feto uma aparência lisa, rechonchuda. Este período final (“de acabamento”) é dedicado principalmente ao desenvolvimento dos tecidos e à preparação dos sistemas envolvidos ma transição de um ambiente intra-uterino para outro extra-uterino, essencialmente os sistemas respiratório e cardiovascular. Apesar de não serem tão dramáticas quanto as que ocorrem durante o período embrionário, as mudanças que ocorrem durante o período fetal são muito importantes.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A gravidez humana ocorre em consequência da fecundação do ovócito secundário (gameta feminino) com o espermatozóide (gameta masculino); geralmente entre vinte e quatro e trinta e seis horas após o ovócito ter sido lançado pelo ovário.
Esse é um período que apresenta diversos eventos