Custos
Públicas Brasileiras
Sirlei Lemes
Professora Doutora em Contabilidade e Controladoria; Universidade Federal de Uberlândia
Larissa Couto Campos
Graduanda em Ciências Contábeis; Universidade Federal de Uberlândia
Resumo
A evidenciação contábil é um dos principais mecanismos utilizados por stakeholders para obterem informações referentes a uma empresa e, com elas, embasarem suas decisões.
Entretanto pesquisas sobre evidenciação contábil têm mostrado a dificuldade das empresas e, por conseguinte, dos profissionais contábeis em elaborar notas explicativas claras e objetivas.
Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar como os cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas Brasileiras preparam seus alunos para a elaboração de notas explicativas. Para isso, um questionário eletrônico foi desenvolvido e enviado para 121 cursos de Ciências Contábeis de universidades públicas brasileiras, conforme cadastro do MEC. A pesquisa obteve 31 respostas. Verificou-se que 55% dos cursos de Ciências Contábeis ofertam conteúdos sobre notas explicativas na disciplina de Contabilidade Avançada
(obrigatória), seguido da disciplina de Auditoria (obrigatória) com 48%. Constatou-se também que o assunto é abordado, em média, por duas disciplinas em cada universidade.
Além disso, a pesquisa registrou que, apesar de “Aula expositiva” ser a técnica de ensino mais utilizada, as instituições pesquisadas aplicam uma média de três métodos diferentes em sala de aula para lecionar conteúdos sobre notas explicativas. Por fim, o estudo observou que 58% das instituições pesquisadas destinam de uma a dez horas-aula de seu programa para o ensino de notas explicativas, enquanto 42% reservam mais de dez horas-aula para o mesmo assunto.
Palavras Chave: Notas explicativas; Ensino; Universidades Públicas.
Abstract
The accounting disclosure is one of the main mechanisms used by