Etapas da gestação
Uma gravidez tem a duração de 40 semanas contadas a partir da data da última menstruação da mulher. Ou seja, 38 semanas após a fecundação (que acontece duas semanas depois da menstruação, quando a mulher tem a ovulação).
O que acontece no primeiro trimestre da Gravidez
Durante esta etapa produz-se a organogénese completa (formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos). Por isso, é muito importante que neste período a mamãe não tome medicamentos nem se exponha a outros factores de risco.
10 dias depois da fecundação
O embrião mede apenas um milímetro e já está totalmente implantado no endométrio.
Semana 5 da Gravidez
A mulher percebe a falta da menstruação.
Semana 6 da Gravidez
O pequeno coração do embrião começa a bater. Formam-se os pulmões e o tubo neural, que mais tarde dará origem ao cérebro e à espinha dorsal.
Semana 8 da Gravidez
Através da ultrasonografia já é possível observar o botão embrionário que mede aproximadamente 10 a 14 mm.. E também o seu coração: uma luzinha intermitente.
Semana 9 da Gravidez
Nesta semana o embrião cresce muito: chega a medir entre 17 e 22 mm: praticamente duplica o seu tamanho e seu peso. Se efetuássemos uma ultrasonografia, poderíamos verificar que o pequenino ser já se move, embora a sua mamãe ainda não o note (em breve sentirá os famosos "chutes", por volta do quinto mês).
Semana 10 da Gravidez
Continua a crescer, mas não tanto como aconteceu na semana anterior. Agora mede cerca de 3 cm. Começa a distinguir-se a cabeça, o corpinho, e a esboçarem-se os membros. Durante o primeiro trimestre, a cabeça do bebê regista um crescimento muito rápido, e é consideravelmente maior do que o resto do corpo.
Começa a modelar-se o rosto e a formarem-se os futuros dentes de leite. Os órgãos internos que irão dar origem aos grandes sistemas (digestivo, urinário, circulatório, pulmonar, sistema nervoso central e periférico, pele e anexos) continuam o seu desenvolvimento. Os