etapa 1 direito empresarial
O empresário é uma das peças fundamentais na empresa, já a empresa vem como instrumento tecnológico dando suporte a ele.
No texto de SANCHEZ, fala sobre a importância do empresário, na sua visão tem como demonstração o sistema de círculos concêntricos, pois o empresário representa o círculo maior que o engloba e que incorpora a empresa fazendo submeter a sua vontade e movimentando seu estabelecimento.
Sabemos que todo empresário exercita atividade empresarial, e segundo conceito só é empresário aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços”.
No artigo do código civil de 2002, fala sobre alguns requisitos fundamentais para a caracterização do empresária. A legislação não considera empresário pessoas que exercem profissão intelectual de natureza cientifica, literária ou artística.
O empresário é quem toma as decisões de organizar uma atividade, o empresário pode ser uma pessoa física ou jurídica, a pessoa física é uma pessoa natural é ser humano, já a jurídica é entendida como uma organização de pessoas e bens, como fala no artigo 40 do código civil.
Sabemos que para ser um empresário de sucesso é ter persistência naquilo que exerce, visão, planos para alcançar metas, eficiência, responsabilidade e acima de tudo ser ético.
Ser um empresário não significa só praticar atividade negocial, precisa também de alguns requisitos básicos que são: capacidade jurídica, ausência de impedimento legal para o exercício da empresa, efetivo exercício profissional da empresa, regime jurídico peculiar, regulador da insolvência e registros, estes caracteriza um empresário unipessoal.
Ser empresário é ter foco em suas atividades em determinadas funções, respeitando e interagindo com aqueles que os prestam serviços.
É importante que seus princípios e valores sejam expostos assim fara que sua empresa não só tenha um bom profissionalismo, mas também competência e qualidade de serviço.
Sobre o