aranhas acidentes
Sintomas da picada de aranha
Armadeira: Dor intensa no local da picada, salivação, náuseas, sudorese (suor excessivo) e tremores.
Marrom: Dor da picada semelhante à queimadura de cigarro, edema local de difícil cicatrização (inchaço provocado pelo acúmulo de líquidos) e necrose (morte parcial ou integral do tecido que constitui a pele), mal-estar geral, náuseas, febre e urina de cor escura.
Viúva-negra: Angústia, agitação, excitação, confusão mental, dores e contrações musculares, rigidez do abdômen, alterações na pressão e nos batimentos cardíacos, sudorese.
Caranguejeira: Dor no local da picada e irritação na pele.
Os aracnídeo (quatro pares de pernas em um corpo dividido em duas partes) são animais que se alojam em ambientes domiciliares ou nas proximidades. Os ferrões estão presentes nas quelíceras (apêndices articulados que servem para apanhar a presa), localizadas em seu corpo. Alimentam-se principalmente de insetos, como grilos e baratas.
Existem alguns gêneros que merecem atenção. São eles:
Aranha armadeira, da banana ou macaca
Encontram-se exemplares, principalmente, na região sudeste do Brasil. São reconhecidas por sua cor cinza ou castanho escuro, patas e corpo com pelos curtos e vermelhos. Chegam a atingir 17 cm de comprimento quando adultas, incluindo as patas. Quando ameaçadas, assumem uma postura de ataque, apoiando-se nas patas traseiras e mantendo as duas dianteiras elevadas, prontas para o bote; e a isso se deve o nome armadeira. De hábitos vespertinos e noturnos, geralmente são encontradas em locais escuros, cachos de bananas, sapatos e folhagens. Não faz teia.
Aranha marrom
Presente na região sul do Brasil. De cor amarelada, essa aranha atinge cerca de 3 a 4 cm. De hábitos noturnos, vive em pilhas de tijolos, telhas, beiras de barrancos e também no interior de residências. Sua teia assemelha-se a flocos de algodão.
Aranha de grama
De cor cinza ou marrom, a aranha de grama