Trabalho PS Valda
As cobras são animais que podem causar problemas a homens e animais mas, normalmente, apenas as cobras venenosas são perigosas. Por essa razão, veremos quais são as características desses dois grupos.
Cobras venenosas
Têm a cabeça triangular, destacada do corpo e com escamas miúdas. Suas pupilas são estreitas e verticais. Há uma fosseta lacrimal de cada lado, entre o olho e a narina. As escamas do corpo são compridas, pontudas e ásperas, dando à cobra um aspecto sem brilho.
A cauda é curta e mais ou menos distinta do corpo, porque afina rapidamente, apresentando o chocalho, no caso da cascavel e o esporão, na surucucu. Essas cobras têm hábitos noturnos e são lerdas e vagarosas e dão o bote quando se sentem provocadas ou quando estão caçando. São ovovíparas (seus ovos são incubados dentro da própria mãe) e seus filhotes, desde o nascimento, já possuem veneno sendo, portanto, perigosos
As cobras venenosas são agrupadas de acordo com o perigo que representam. Podem ser divididas em dois grupos:
As que raramente envenenam homens e animais domésticos, em virtude de seus hábitos ou por não possuírem os dentes apropriados para inocular o veneno (as corais, a boipeva, a caninana, a jararacuçu-do-brejo, a muçurana, a cobra-verde, etc.). O outro grupo é o das cobras realmente perigosas que, possuindo as presas, dão o bote e ?picam? a vítima, injetando-lhe o veneno. É este o grupo que deve ser analisado com mais cautela, pois estas são as cobras mais perigosas e causam grandes males, como a invalidez ou morte de grande número de homens e de animais. Neste grupo, podemos destacar a cascavel, a surucucu e as jararacas.
Cobras não-venenosas
Apresentam uma cabeça alongada, mal destacada do corpo, coberta de placas e não de escamas. Seus olhos são grandes, com pupilas circulares e não apresentam as fossetas lacrimais, como as que possuem as cobras venenosas. Suas escamas são achatadas, dando às cobras um brilho e um aspecto de liso