Estética
ESTÉTICA II
“OS CONCEITOS E A ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA”
CAMPINAS
2012
A ARTE CONCEITUAL
INTRODUÇÃO A base para elaboração do trabalho de prática se faz através de pesquisa bibliográfica e conceitos utilizados pela artista Rosana Paulino. Sua vida e sua forma de ver e sentir o mundo retratam exatamente o que muitos querem dizer mas não sabem como expressar ou expor suas opiniões.
JUSTIFICATIVA
Num mundo onde a desigualdade e a distinção entre pessoas é notável e abominável, surge então artistas que fazem de sua obra a maneira mais pratica de denuncia e relato sobre o que acontece no mundo. O período questionado é tomado por máquinas e tecnologias que a cada vez mais fazem parte do cotidiano das pessoas, trazendo facilidades e praticidades a todos que dela se utilizam. Porém, em meio ao uso de tanta inteligência e soberania por parte de alguns, ainda se vê desigualdade, exploração e abuso. A Arte Conceitual vem com força para impor suas idéias e representar pictoricamente o que não se pode dizer abertamente. Abre-se as portas da exposição da realidade embasada numa teoria. As características desse momento tão importante da Arte propõe ao artista:
Não há mais a necessidade ou obrigatoriedade de pinceis e um cavalete para se expor, mas se comunica de maneira diversificada
Se apropria da tecnologia e utiliza veículos de comunicação como: vídeos, filmes, fotos, Xerox
A prioridade não é mais a estética, mas a teoria
Faz crítica ao formalismo
Dá importância às idéias e aos conceitos do artista
Procura atingir um número grande de pessoas.
A artista Rosana Paulino retrata bem seu conceito com a obra “Sem título”(1997) realizada em fotocópia e transportada para tecido bordados a mão.
A obra mostra pessoas normais e todas com uma parte de seu rosto censurada através de linhas de costura. Isso mostra que todos se calam por seus medos e deixam de expor como o