Fichamento
EDUCANDO: TATIANE MEDEIROS
FICHAMENTO: APRENDER A CONHECER - BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOPEDAGOGIA - Taís Aparecida Costa Lima
INTRODUÇÃO
O objeto de estudo da psicopedagogia é a aprendizagem como mecanismo que a espécie humana desenvolveu para se adaptar ao meio; pela complexidade desse mecanismo, a psicopedagogia configura-se como um campo de investigação multidisciplinar cercando-se, para isso, de bases orgânicas, psicológicas e sociais.
A PROCURA DO AUTOCONHECIMENTO
O objeto de estudo da psicopedagogia eram os sintomas das dificuldades de aprendizagem e o objetivo era remediar esses sintomas. Quando se considera os sintomas como valores relativos, seu objeto passa a ser o processo de aprendizagem e seu objetivo remediar ou refazer um processo em todos os seus aspectos, passando a ser percebida como um saber independente. O trabalho psicopedagógico se dá entre o ser em processo de construção do conhecimento e o psicopedagogo.
O conhecimento filosófico sugere que elaborar o próprio conhecimento da realidade é tornar-se sujeito do próprio pensamento.
Formar uma consciência crítica é um processo reflexivo cujo objetivo é formar um juízo crítico da realidade, na prática psicopedagógica, que não é possível construir uma consciência crítica sem o autoconhecimento. Esse autoconhecimento leva ao resgate da história de vida, o que possibilita ao sujeito a elaboração de questões emocionais conflituosas que podem provocar alguns distúrbios de aprendizagem.
Tudo se transforma, mas permanece a essência. Há um movimento intra-subjetivo entre quem ensina e quem aprende. O sujeito interdisciplinar forma-se por intermédio do diálogo com seus professores, com seus pares, com o conhecimento científico, com o conhecimento do cotidiano, com diversas fontes de conhecimento. As ciências, cujo movimento é um permanente fazer e refazer, não se assentam sobre bases imutáveis. Sua construção resulta num constante diálogo