Estética da Comunicação
COMUNICAÇÃO – JORNALISMO
ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO – TRABALHO FINAL
Salvador
2014
Departamento da Inserção do Ato num Sistema de Regras
INTRODUÇÃO:
Tratando de forma subjetiva a dualidade que cerceia a vida do ser humano, o Departamento da Inserção do Ato num Sistema de Regras da terceira Bienal da Bahia traz o xadrez e o seu fixo sistema de regras para o centro do jogo, exibindo oito obras de oito artistas diferentes que tratam, de forma única, de um tema em comum: as regras que compõem a sociedade. Toda a exposição foi inspirada na obra O Pátio, primeiro trabalho do cineasta baiano Glauber Rocha, que traz o tabuleiro quadriculado como cenário de seu filme curta-metragem.
A sala onde está exposta todas essas obras, no ACBEU, também é, por si só, uma forma de arte: a disposição dos objetos mostra que cada detalhe foi pensado para formar um ambiente propício a conexão entre a obra e o expectador. Cada “canto” foi planejado para propiciar o revidar do olhar entre o objeto e a recepção, reafirmando os nossos estudos na disciplina Estética da Comunicação.
Vamos, agora, fazer uma viagem pelo tabuleiro do Departamento da Inserção do Ato num Sistema de Regras, falando sobre cada obra específica e analisando estas a partir dos autores e textos estudados na disciplina. Que os jogos comecem.
MÉTODOS: Como já foi dito antes, a exposição na sala do ACBEU é composta por oito obras de artistas diferentes. Por mais que tenham a dualidade do xadrez como ponto de partida (vida x morte / homem x mulher / ordem x revolução / sorte x tática) cada uma produz um sentido e gera um sentimento único e diferente. Cada obra deve atingir o seu objetivo por si só, independendo do contexto ao qual está inserida. Dito isso, podemos partir agora para os comentários sobre cada objeto artístico.
Extrato da obra O Livro da escritora Ana Cristina Cesar, contido no volume Pasta rosa – inéditos e dispersos
Mesmo que a obra