Estão “assassinando” o marketing social? uma reflexão sobre a aplicabilidade deste conceito no brasil
Edgilson Tavares de Araújo Pós-graduando em Estratégias de Comunicação, Mobilização e Marketing Social (Universidade de Brasília / Unicef / John Snow do Brasil). Bacharel em Administração (Universidade Federal da Paraíba – Campus II). Pesquisador sobre gestão em Organizações do Terceiro Setor. Consultor na área de elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais do Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento - IBRAD.
Contato E-mail: edgilson@saci.org.br; edgilsontavares@ig.com.br Telefone: (61) 3033.2914
Resumo O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão sobre as definições e utilizações do Marketing Social no contexto brasileiro. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisas em sites na Internet que divulgam algumas práticas e ferramentas gerencias para área social, é apresentada uma análise crítica, buscando resgatar o conceito de marketing social e elucidar as possíveis banalizações, desvirtuamentos e confusões conceituais feitas sobre o tema na atualidade. Neste sentido, usando uma metáfora, é feita uma discussão baseada na indagação sobre se estão “assassinando” o Marketing Social, distinguindo e analisando definições e desmistificando as práticas dos diferentes “marketings”, como ferramentas estratégicas exclusivas para as diferentes organizações empresariais, públicas e /ou do Terceiro Setor.
Palavras-chave: Marketing – Marketing Social – Terceiro Setor - Gestão Social
Estão “Assassinando” o Marketing Social? Uma Reflexão Sobre a Aplicabilidade Deste Conceito no Brasil
Introdução A partir da década de 90 a sociedade brasileira passa por inúmeras transformações caracterizadas por fortes contradições econômicas e sociais, redefinição do aparelho estatal, priorização pela estabilidade da moeda, modernização econômica e demais condições que assegurem a efetiva participação do país no cenário da globalização e do