Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa: o papel da área de gestão de pessoas nas organizações empresariais”
O conceito sobre Responsabilidade Social Empresarial é recente, mas, sua história remonta à Revolução Industrial, época que o trabalhador não tinha direitos, era sacrificado pelo lucro sem meios de se proteger.
Da mesma forma o meio ambiente sofria com a degradação sem a preocupação quanto a um esgotamento de recursos naturais. E todos esses fatores contribuíram para um liberalismo desenfreado e nocivo, no qual, se acreditava que a natureza do Homem era a de unicamente acumular riquezas sem a intervenção do Estado, sem assistencialismos, sem benefícios empregatícios; enquanto a natureza era apenas o meio possível de se alcançar o crescimento financeiro e econômico do ser humano. Nisso, via-se a filantropia e o assistencialismo, por exemplo, como nocivos.
Em meio à ausência de dispositivos que freassem a busca pelo lucro e riqueza a qualquer custo, surge à insatisfação dos funcionários, e com ela uma crise se instala. Sindicatos, ONG´s e outros órgãos reguladores e fiscalizadores surgem dessa insatisfação, e o Estado por sua vez intervém para inibir a força do movimento liberal, criando então impostos para sustentação de serviços sociais, fiscalização às transações comerciais, leis trabalhistas e algum apoio a ONG´s e sindicatos.
Dessas iniciativas e fortalecimento do Estado, a economia cresce, há a melhora da qualidade de vida do trabalhador, melhora na distribuição de renda, mas, esse período tem validade e não demora para o Estado não conseguir manter esse intervencionismo, o liberalismo então retorna e o trabalhador é sacrificado pela evolução tecnológica que com a robotização aumenta o desemprego.
A sociedade civil a esta altura esta mais organizada e através de estudos, acordos, palestras e outros meios, consegue intervir ao longo dos anos criando uma nova cultura de consumo e assim o conceito de Responsabilidade Social e posteriormente a Empresarial vai ganhando forma e espaço.
Persuadidas ou seduzidas, as empresas começam a adotar um