Eng mecanico
Introdução O aço é o material mais reciclável do mundo, uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com porcentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
Além dos componentes principais indicados, o aço incorpora outros elementos químicos, alguns prejudiciais, provenientes da sucata, do mineral ou do combustível empregue no processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo. Outros são adicionados intencionalmente para melhorar algumas características do aço para aumentar a sua resistência, ductibilidade, dureza ou outra, ou para facilitar algum processo de fabrico, como usinabilidade, é o caso de elementos de liga como o níquel, o cromo, o molibdênio e outros.
Origens distintas.
A gerdau possui dos tipos de usinas siderúrgicas, as usinas integradas e as semi-integradas oque diferencia é a matéria prima utilizadas para produção do aço.
* Usinas integradas.
As usinas integradas operam três fases do processo siderúrgico: refino e laminação. Produzem aço a partir de ferro-gusa líquido em alto-forno, a partir do minério de ferro, com uso de coque ou carvão vegetal como redutor: A transformação do gusa em aço (refino) é feira em fornos a oxigênio.
Nas usinas integradas o processo
* Semi-integradas
As usinas semi-integradas operam duas fases: refino e laminação, a partir da fusão de metálicos (sucatas, gusa e/ou ferro-esponja) fundido e refinado em forno elétrico.
IMPUREZAS DO AÇO
No aço comum o teor de impurezas (elementos além do ferro e do carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2 até 5% de outros elementos já pode considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga. O enxofre e o fósforo são