Responsabilidade Social “Estratégia do Marketing Social”: Estudo de Caso Banco Real S/A.
RESUMO
As preocupações com o meio ambiente vêm crescendo, muitas empresas passaram a se preocupar com a racionalização de seus recursos, criando uma cultura de responsabilidade social. No cenário corporativo atual, além de atingir metas, as empresas atuam de forma positiva junto à sociedade e aos indivíduos. As organizações devem oferecer bons produtos e serviços dentro de padrões de responsabilidade social.
Este artigo tem como objetivo principal analisar a relação entre a Responsabilidade Social e o Marketing social praticado pelas Instituições Bancária, especificamente o Banco Real. Para Tanto, foram traçados os seguintes objetivos Específicos: definir a Responsabilidade social, levantar suas vantagens e desvantagens; relacionar os conceitos de marketing social com responsabilidade social e Identificar as práticas de responsabilidade social praticadas por instituições bancária.
A metodologia utilizada foi o método exploratório com base em pesquisas bibliográficas, documentais, leitura de artigos publicados e técnicas de observação tendo como embasamento o presente estudo. Constatou-se no estudo que, a sociedade espera das empresas uma postura de comprometimento ético e transparente com as ações de Responsabilidade Social. Assim o marketing social esta sendo utilizado como uma estratégia empresarial, e um meio que as empresas utilizam para a divulgação de suas ações sociais.
Palavras–chaves: Responsabilidade social, Marketing social, Estratégia.
INTRODUÇÃO
O homem, ao longo da história, sempre utilizou os recursos naturais e gerou resíduos sem preocupação, pois esses recursos eram abundantes, e a natureza aceitava sem reclamar os despejos realizados (MOURA, 2008). As preocupações com o meio ambiente vêm crescendo em todo o mundo nas últimas décadas, o papel das organizações no desenvolvimento sustentável surge a partir do conceito de responsabilidade