Estágios do desenvolvimento psíquico
Teoria de Henri Wallon
São cinco os estágios do desenvolvimento psíquico da criança para Henri Wallon.
O desenvolvimento do self do bebê se dá pelo corpo. O bebê tem que saber que é possuidor do corpo para que, a partir disso, possa desenvolver um self bem estruturado.
O bebê que até 1 ano de idade não tem a noção de corpo pode desenvolver um self desestruturado, pois o que afeta o desenvolvimento do corpo, afeta o desenvolvimento do self.
Os estágios do desenvolvimento são:
1.
Impulsivo Emocional – 0 a 1 ano
2.
Sensório Motor e Projetivo – 1 a 3 anos
3.
Personalismo – 3 a 6 anos
4.
Categorial – 6 a 11 anos
5.
Puberdade e Adolescência – a partir dos 11 anos.
1º Estágio – Impulsivo Emocional (0-1 ano)
Esse estágio é centrípeto, pois é voltado para dentro, o que predomina é a afetividade, a emoção. É voltado para o “eu”.
O bebê nesse estágio é puro ID, é controlado por suas emoções básicas, ele não sabe que é um ser. Sua comunicação é pelo self.
A emoção é inata, o sentimento é adquirido culturalmente em cima da emoção.
Nesse estágio, os desejos do bebê devem ser atendidos prontamente, pois o mal-estar, desconforto, podem gerar uma personalidade marcada por sentimentos negativos e mal desenvolvimento do intelecto.
A idéia do “eu” só surge a partir do outro. Por isso o olhar do cuidador, a atenção do eu é extremamente importante para a construção do self.
A criança nessa idade, que é marcada pela violência, pode se tornar esquizofrênica, autista ou psicótica.
Nessa idade, o bebê e a mãe formam uma relação simbiótica, onde os dois são um só.. Esse fase é importante para o bebê, portanto, seu cuidador deve ser bom e atender suas necessidades prontamente. Depois de um ano, a simbiose deve ser rompida, para que o bebê seja construído como um “eu”.
Tônus é a postura corporal, está relacionada aos músculos, esqueletos e à vida emocional.
O bebê que tem a vida