NO ES B SICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO PS QUICO
O funcionamento psíquico baseia-se numa complexa interação de elementos biológicos, psicológicos e sociais.
Para se avaliar o estado psicológico e o comportamento de uma pessoa, deve-se considerar a idade e a descontinuidade (mudanças bruscas de passagem de um estágio para o outro).
Normalidade: o conceito é ambíguo e tem uma multiplicidade de significados.
O desenvolvimento do sistema nervoso: o fato de que os estágios iniciais do desenvolvimento do cérebro e do embrião humano como um todo guardam semelhança com o curso da evolução de formas mais simples até as mais sofisticadas de vida levou à antiga noção de que a ontogênese reproduz a filogênese.
O neurônio é a unidade funcional do cérebro. Embora a arquitetura geral seja a mesma no gênero humano, os detalhes da organização cerebral diferem amplamente de uma pessoa para outra devida tanto a fatores genéticos e do desenvolvimento quanto às experiências individuais da pessoa ao longo da vida.
A palavra Psicanálise designa uma teoria do funcionamento mental, um método de investigação dos processos mentais inconscientes e um método de tratamento para transtornos emocionais. Baseia-se em dois postulados fundamentais: determinismo psíquico e a existência do inconsciente.
Freud propôs a primeira teoria psicanalítica do desenvolvimento, apresentando estágios seqüenciais. Descreveu dois modelos de principais de organização da mente: Teoria Topográfica (consciente, pré-consciente e inconsciente); Modelo Estrutural (id, ego e superego). Conceito de conflito psíquico e de mecanismos de defesa.
Klein sugeriu que a presença de excessiva ansiedade na infância e predomínio de um superego primitivo e severo conduz a distúrbios no desenvolvimento do ego e psicoses.
Bion sugeriu que todo o desenvolvimento psíquico ocorre a partir das experiências emocionais vividas nos vínculos humanos.
Erikson considera que a pessoa evolui durante toda a vida, interagindo constantemente com o