Enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
CUIDADOS DOMICILIARES
CARAPICUÍBA
OUTUBRO 2012
Ana Carolina da Paixão Falcão
Debora Santos da Silva
Divina Alvaristo da Silva Azevedo
Gilson Pereira da Silva
Ivone dos Santos Cabral
Luciano José Raimundo
Maria Lúcia Nascimento dos Santos
CUIDADOS DOMICILIARES
Trabalho apresentado à Professora Eduardo Partenazi, professora titular da disciplina Saúde Coletiva II da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba.
CARAPICUÍBA
OUTUBRO 2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O PROGRAMA MELHOR EM CASA 4
2.1 Como funciona o programa 4
2.2 Benefícios do programa 5
2.3 Trabalho das equipes 5
2.4 Critérios de implantação 6
3 O PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DOMICILIAR 6
4 COMENTÁRIOS FINAIS 9
5 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta de forma sintética o tema Cuidados Domiciliares. Para tal será realizada uma breve abordagem do Programa Melhor em Casa – exemplificando o tema em questão – e também o papel do enfermeiro na assistência às pessoas que são assistidas dentro de suas residências.
2 O PROGRAMA MELHOR EM CASA
Lançado em 8 de novembro de 2011, o programa Melhor em Casa amplia o atendimento domiciliar aos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). O princípio é oferecer, aos pacientes da rede pública de saúde, um serviço humanizado e acolhedor. (1) Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. O atendimento é feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem