Estágios de desenvolvimento moral
Em qualquer momento, valores éticos antigos convivem com os mais novos e avançados. A obediência aos valores mais avançados continua a ser opção de indivíduos e grupos, uma vez que há quem prefira ficar com os valores mais atrasados. As organizações, por meio de seus administradores, também fazem opções, permitindo situá-las numa escala de valores. Uma das escala disponíveis propõem três níveis ou estágios de valores, chamados estágios de desenvolvimento moral: pré-convencional, convencional e pós-convencional. Estes são os estágios básicos, admitindo-se que essa classificação pode ter outros níveis. Portanto, cada um dos estágios a seguir e uma escala e si própria.
Estagio pré-convencional – não há regra, os outros que se danem. O mundo e dos espertos. Ética do darwinismo social.
Estagio convencional da ética – obediência as regras, por convivência. Ética das convenções.
Estagio pós-convencional – idealismo moral. As regras são seguidas por convicção e não por obrigação.
Estagio pré-convencional de desenvolvimento moral
Neste estagio, a ética e essencialmente individualista ou egoísta. Não há regras comuns aceitas, a não ser a regras de que não há regras. Os individuas e grupos agem muito mais motivados pela busca do prazer pessoal, ou interesse do grupo a que pertencem, do que por qualquer outro tipo de padrão de conduta. Neste estagio, não há qualquer preocupação com a questão da responsabilidade das organizações ou indivíduos em relação á sociedade.
São indicativos deste estagio de desenvolvimento moral os seguintes princípios de conduta:
Cada um por si.
O negocio e levar vantagens em tudo.
Os outros que se danem.
O mundo e dos espertos.
No campo das doutrinas econômicas e da administração das empresas, este estagio e conhecido como darwinismo social, por causa da teoria da seleção natural, exposta por Darwin em seu livro de 1859, a origem das espécies. Segundo a teoria de Darwin, as formas de vida evoluem e se