Estudos de mercado
O sector bancário tem passado por profundas alterações no seu modo de funcionamento.
A vertiginosa evolução tecnológica das últimas 2 décadas, as alterações económicas e sociais, mudaram de forma radical o modo de operar deste sector quer nos seus pressupostos de funcionamento interno, quer no modo como se relaciona com os seus clientes.
A gama de produtos financeiros colocados pelos bancos á disposição dos clientes passou a ser cada vez maior mas também mais complexa. Os ditos produtos estruturados que passaram a existir nas mais diversas formas atingiram tais graus de complexidade que para a maioria dos clientes se tornaram praticamente incompreensíveis o que levou muitos deles a assumir riscos que na verdade desconheciam.
A crise financeira que o mundo hoje atravessa com todas as consequência se que se conhecem, veio ainda que de forma violenta, despertar finalmente para a necessidade de existir cada vez maior clareza e detalhe na informação prestada sobre os produtos financeiros disponíveis no mercado.
Por outro lado os bancos tinham na remuneração dos investimentos e nas condições do crédito concedido as suas principais armas para se diferenciarem da concorrência. Hoje essas margens são muito curtas e é necessário descobrir outros factores de diferenciação que possam cativar os clientes.
Objectivo Geral:
Saber se existe de facto uma maior exigência dos clientes na informação que lhes é prestada dobre os produtos financeiros disponíveis no mercado.
Objectivos Específicos:
Saber junto dos clientes se a clareza e detalhe das informações prestadas sobre os produtos pode ou não
Influenciar na escolha do banco e qual o peso que pode ter nessa decisão.
Quais as informações que consideram mais relevantes. Alvos específicos
Utilizadores do sistema bacário com mais de 25 anos.
Resultados e critérios de avaliação esperados
Aferir qual importância na sua forma e conteúdo da informação prestada pelos bancos aos seus clientes com vista ao possível