Celula
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de biologia e bioquímica e tem como objectivo fulcral focar a importância da célula no organismo dos seres vivos.
Pretende-se transmitir, como base de partida, os conceitos fundamentais da célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, para tal compreensão foram abordados no decorrer do trabalho dados fundamentais sobre os diferentes tipos de células, as suas dimensões e a microscópica organização estrutural.
2.
A célula
A Célula é a unidade fundamental dos seres vivos, capaz de atuar de maneira autónoma, ela é capaz de sintetizar os seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos por esta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, até aos mais complexos.
A célula foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termo célula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.
Os conhecimentos resultantes da observação microscópica permitiram a formulação da teoria celular, ou seja, a célula é a unidade estrutural básica de todos os seres vivos.
Actualmente a teoria celular assenta nas seguintes generalizações: * A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; * Todas as células provem de outras preexistentes; * A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos. 3.1. As Dimensões das Células
A grande maioria ou quase totalidade das células tem dimensões microscópicas, medidas em micrómetros. Existem, porém, células macroscópicas como por exemplo a gema do ovo, estas são medidas