Estudo e leitura
ESTUDO E LEITURA
5.2 Conhecendo a teoria
5.2.1 Fontes de pesquisa
Na pesquisa, além dos dados que serão coletados junto aos participantes da investigação, chamados de dados primários, faz parte do processo a busca por informações em materiais já existentes sobre o tema estudado, considerados como fontes secundárias.
Desta forma, temos a leitura como parte integrante e necessária à construção do conhecimento, já que nos permite conhecer sobre temas ainda não explorados. Assim, a leitura se torna fator primordial no processo de pesquisa para conhecer ou aprofundar estudos sobre o tema a ser pesquisado.
Para tanto, devemos fazer uso de várias fontes de pesquisa que podemos encontrar em diferentes locais como, por exemplo, uma biblioteca ou um site na internet. Nesse caso, é importante conhecer como os textos ficam organizados nestes locais para facilitar o acesso aos mesmos.
As fontes mais comuns para buscarmos por determinado conteúdo são livros, documentos, periódicos, revistas, teses e dissertações, anais de eventos. e Os livros são escritos publicados por editoras e abordam as diferentes áreas e gêneros literários, como romance e poesia, ou são voltados ao conhecimento científico ou técnico. De acordo com Fachin (2001, p. 126),
“livro é uma publicação impressa, não periódica [...]”.
As obras literárias podem ser divididas em obras de divulgação ou livros didáticos e obras de referência ou livros de referência. Gil (2002) classifica as primeiras em obras científicas ou técnicas cujo conteúdo apresentado refere-se a conhecimento de área científica ou apresentação de resultados de pesquisas; e obras vulgarizadas, em que o objetivo do livro é o público em geral, com uso de linguajar comum.
Os livros de referência “são obras destinadas ao uso pontual e recorrente
[...]” (GIL, 2002, p. 65). Como exemplo, cita-se o dicionário de uma língua em que se pode encontrar o significado de determinada palavra; dicionários
temáticos