Atividade do texto “Leitura de Estudo”
Existem vários objetivos para se ler e compreender um texto. Cite alguns objetivos de se ler?
Ler para ampliar conhecimento: o aluno lê para buscar conhecimento, instrução, domínio da norma culta.
Ler por prazer: fazendo a apologia do prazer, contestar o discurso da escola com seus deveres e obrigações e se instalar numa posição de leitor sem compromisso, que lê por prazer e diversão.
Ler para socializar-se: o aluno vê a leitura como um ato partilhado, conjugado com outras pessoas, pela escuta de histórias.
Ler para viver uma fantasia: Identifica-se com o “leitor viajante” das campanhas de leitura e dos slogans de coleções, busca ma leitura a superação de problemas reais.
Cite uma das três concepções de Corrêa.
A primeira concepção vê o texto como o centro dos sentidos, o leitor não tem a palavra, porque só vale a palavra escrita. Leitura é monólogo e sinônimo de silenciamento. O leitor nada tema dizer. É essa concepção que, parece, norteia as definições dos dicionários. Tudo está na palavra escrita, o leitor é mero decodificador, o seu papel é de decifrar ou interpretar, é de ver, é de conhecer as palavras, é de adivinhar o sentido, é de recuperar ou permitir recuperar a informação nele armazenada, é de percorrer com a vista o texto e interpretando.
Em sociedades, são múltiplos e diversificados os usos da leitura. Cite exemplos.
Lê-se para fantasiar e imaginar. Lê-se para ficar informado. Lê-se para conhecer. Lê-se para resolver problemas. E lê-se também para criticar e, dessa forma desenvolver posicionamento diante dos fatos e das ideias que circulam através dos textos.