Semiótica Resumo
O QUE É SEMIÓTICA
Nicolas Nathan dos Santos
Aluno do 1º período do Curso de Comunicação
Social – Jornalismo da Faculdade Canção Nova
(Cachoeira Paulista)
E-mail: nicolas.nathan@hotmail.com
Marco Antônio Papp
Mestre em Filosofia pela Pontifícia
Universidade Católica (São Paulo)
Professor da Faculdade Canção Nova
(Cachoeira Paulista)
E-mail: marcoantoniopapp@gmail.com
ABRIL DE 2013
PRIMEIROS PASSOS PARA A SEMIÓTICA
Através das confusões que surgem com a palavra Semiótica, a Autora diz: o nome semiótica vem da raiz grega semeion, traduzida para (signo). Semiótica quer dizer: “Estudo dos signos”. Mas não os do zodíaco, e sim os da linguagem. “Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens”.
Uma das grandes dificuldades para que se entenda a Semiótica, é a confusão entre Língua e Linguagem. A Língua é o que usamos para escrever e falar; Linguagem é tudo que gira em torno da comunicação.
A Semiótica é uma ciência, um território do saber que está em processo de crescimento. É algo aberto. Não podendo ter uma única definição e assim despertando uma curiosidade sobre o tema.
O século XX está acompanhando o crescimento de duas ciências da linguagem: Linguagem verbal e a outra é a Semiótica, ciência de toda linguagem.
Muitas pessoas por focalizarem somente à língua nativa (Linguagem verba), acabam deixando de perceber que existem outras formas de se comunicarem, como: gestos, objetos, sons, imagens, entre outros; tais mecanismos foram adotados pelos homens em todos os tempos, e não exclusivamente o uso da linguagem verbal (oral e escrita).
Pós-revolução industrial, as transmutações de linguagens vem tendo maior facilidade para atingir-nos. Ao simples toque de um botão.
O homem em busca da descoberta dos fenômenos descobre significados. É pelo homem que se opera o processo de transformações dos sinais em signos. O termo linguagem se estende até aos