Semiotica - Resumo
¹ Linguagem: Qualquer sistema de signos utilizado para comunicação. Língua: Linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos, formando uma comunidade.
Charlie Sanders Peirce
Trabalhou a vida toda como cientista, mas sua verdadeira paixão era a Lógica.
Grandes estudos para a Filosofia, apesar de não ser reconhecido como filosofo, mas somente como cientista. (Ele estava a frente do seu tempo)
Fenomenologia: A ciência que estuda os fenômenos. É a ciência que permeia a semiótica de Peirce, e deve ser entendida nesse contexto. Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição e análise das experiências do homem, em todos os momentos da vida.
¹Fenômeno: Qualquer coisa que se apresente a nossa consciência, seja real ou não
Seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo
Primeiridade - a qualidade da consciência imediata é uma impressão (sentimento) invisível, não analisável, frágil. Tudo que está imediatamente presente à consciência de alguém é tudo aquilo que está na sua mente no instante presente. O sentimento como qualidade é, portanto, aquilo que dá sabor, tom, matiz à nossa consciência imediata, aquilo que se oculta ao nosso pensamento. Nessa medida, o primeiro (primeiridade) é presente e imediato, ele é inicialmente, original, espontâneo e livre, ele precede toda síntese e toda diferenciação. Primeiridade é a compreensão superficial de um texto (leia-se texto não ao pé da letra; ex: uma foto pode ser lida, mas não é um texto propriamente dito). Como Luis Caramelo explica no seu livro Semiotica uma introdução, "A primeiridade diz respeito a todas as qualidades puras que, naturalmente, não estabelecem entre si qualquer tipo de relação. Estas qualidades puras traduzem-se por um conjunto de possibilidades de vir a acontecer(…)". Desta forma, temos, no nosso mundo o acontecimento ou possibilidade "chuva", mas é apenas isso, apenas possibilidade